ORSSE apresentará concerto sobre o romantismo francês

Após o sucesso dos  concertos juninos, a Orquestra Sinfônica de Sergipe retorna ao Teatro Tobias Barreto nesta quinta feira, dia 06 de julho, às 20h30 para apresentar um concerto com obras do período romântico francês, sob a regência de Daniel Nery, maestro adjunto da orquestra.  Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro. A ORSSE é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

A Revolução Francesa causou profundas transformações, não apenas políticas, mas abalou todas as estruturas do pensamento espalhando sua influência no campo das artes, da cultura e da filosofia, sob a forma de um surto de liberalismo que se traduzia na defesa dos Direitos do Homem, da democracia e da liberdade de expressão.

Assim, a música e a arte de modo geral procuravam se desligar da arte do passado, deixando aos poucos os salões dos palácios e pondo-se mais ao alcance da nova classe social em ascensão e invadindo as salas de concerto, conquistando um novo público ávido de uma nova estética. Nesse sentindo, o Romantismo Francês, tema do concerto da ORSSE desta semana, contempla três compositores desse período: Gabriel Fauré, Emmanuel Chabrier e Charles Gounod.

Muitos compositores românticos eram ávidos leitores e tinham grande interesse pelas outras artes, relacionando-se estreitamente com escritores e pintores. Não raro, uma composição romântica tinha como fonte de inspiração um quadro visto ou um livro lido pelo compositor. “Muitas das composições pintam quadros, contam histórias; o individualismo romântico incitará frequentemente o músico a “pintar” suas próprias experiências, como no caso da Pavane de Fauré e  na Suite Pastoral de Chabrier, obras escolhidas para o concerto da ORSSE”, comenta Daniel Nery.

Sobre o regente

Professor de regência, regente titular da Orquestra Sinfônica e do Coro da Universidade Federal de Sergipe, Daniel Nery é bacharel em composição e regência pela UNESP e mestre em música pela mesma instituição.  Têm na sua formação, os seguintes nomes da regência orquestral e coral: Isaac Karabtchevsky, Roberto Tibiriçá, Johannes Schlaefli (Suíça), Osvaldo Ferreira (Portugal), Fábio Mechetti, Abel Rocha e Samuel Kerr.  Já esteve à frente de importantes orquestras como Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

Em Atibaia/SP, foi regente do Coral Masculino Cantores de Atibaia e da Banda Sinfônica Primeiro Movimento, além de dirigir a Orquestra Jovem e a Big Band municipais. Foi um dos fundadores, regente e clarinetista da Banda Sinfônica de Bragança Paulista. Premiado no I Concurso Carlos Gomes para Jovens Regentes, Nery é também maestro adjunto da Orquestra Sinfônica de Sergipe, onde promoveu juntamente com Guilherme Mannis, o desenvolvimento de concertos pelo interior do estado do Sergipe e a popularização do acesso à música de concerto. Foi também responsável pela concepção do projeto social Orquestra Jovem de Sergipe, proporcionando ensino musical a centenas de jovens carentes de Aracaju. Nery também é regente do Coro Masculino da Primeira Igreja Batista de Aracaju.

SERVIÇO

Orquestra Sinfônica de Sergipe

O Romantismo Francês

Dia 06 de julho, quinta-feira, 20h30 Teatro Tobias Barreto

INGRESSOS: R$40 e R$20 (meia entrada)

Programa:

DANIEL NERY, regente

Gabrirel FAURÉ

Pavanne

Emmanuel CHABRIER

Suite Pastorale

Charles GOUNOD

Sinfonia n.1, em Ré maior

Outras Notícias

22 de novembro de 2024

Orquestra Sinfônica arrebata público com concerto sobre o romantismo francês

A Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) realizou na noite desta quinta-feira, 06, mais um concerto de sua Série Cajueiros, apresentando um espetáculo com obras do período romântico francês, contempla...

22 de novembro de 2024

Concerto Junino anima público da Orquestra Sinfônica de Sergipe

Emblemáticas composições dos festejos juninos de Sergipe e do Nordeste marcaram a divertida apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) na quinta-feira, 08. O tradicional Concerto Junino, r...

22 de novembro de 2024

ORSSE apresentará concerto Impressões Camerísticas: “A Pergunta sem Resposta”

Na próxima quinta-feira, 20 de julho, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) volta aos palcos do Teatro Atheneu para mais um momento especial. Sob a regência do maestro Guilherme Mannis, o grupo apr...

22 de novembro de 2024

Orquestra Sinfônica de Sergipe realizará concertos juninos

Nos próximos dias 08 e 09 de junho, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), sob a direção dos Maestros Guilherme Mannis e Daniel Nery, realizará sua já tradicional homenagem aos festejos juninos do ...